Segundo dados apresentados recentemente pela FATMA, três pontos na praia da Fazenda da Armação se encontram poluídos.

Conforme relatos de moradores locais, antigamente, os rios do Meio, rio da Alcilha, e o rio do parque aquático na Camboa, eram utilizados para banho e lavagem de roupas.

Atualmente, os mesmos rios são caminhos de dejetos humanos lançados no mar, trazendo conseqüência direta na qualidade de vida.

- O cultivo da Maricultura será prejudicado, assim como os pescados, doenças na pele, enfim. Afirma a bióloga municipal Milena Marques.

A praia da Fazenda, assim como varias outras no município, é conhecida como um dos principais atrativos turístico, responsável pelo movimento no bairro em épocas de temporada, e ainda é a fonte de renda para muitas famílias que vivem do cultivo de marisco e captura de camarão.

A conscientização por parte dos moradores é a principal ferramenta que pode recuperar a situação, trazendo de volta os velhos e bons tempos em que se tomava banho nos rios descritos acima.

Muitos nativos estão reconhecendo a necessidade de se adequarem às condições, mas ainda há muito que trabalhar neste sentido.

O saneamento básico sempre foi algo discutido em períodos eleitorais, mas nunca colocados em pratica, possivelmente devido a uma serie de fatores ligados à cultura local.

- A escola, pode ser um grande aliado neste aspecto. Afirma à educadora Vanusa Costa.

Para ela, o programa “Semana do Meio Ambiente” realizado todos os anos nas escolas, desenvolve um grande trabalho neste sentido, buscando a conscientização da criança e comunidade escolar para as causas ambientais.

Mas o problema exige medidas mais efetivas a curto prazo, e segundo informações não oficias do executivo municipal, o poder publico estuda parcerias de contra partida junto a empresários para investir em saneamento.