A doação de sangue é uma das principais formas de generosidade humana. O centro de coleta de sangue Hemosc, foi fundado através da Lei 3.555 de 27 de novembro de 1964, em Florianópolis, tendo como finalidade realizar atendimento de todo Estado, com postos instalados nas principais cidades do interior, sendo na época o único banco de sangue do Brasil com essa abrangência.
A atuação do Hemosc vem sendo uma das formas de combate à morte no estado. O sangue doado serve, na maioria dos casos, para pessoas que necessitam de uma cirurgia de risco, sofrem acidentes graves ou precisam de alguma forma de uma transfusão de sangue. O doador e o receptor de sangue nunca podem se conhecerem, mas são unidos pelo gesto de solidariedade e de vida, que de uma forma ou outra estarão ligados.
Os doadores de sangue são conhecidos como heróis, assim como qualquer outro tipo de doador. Não existe nenhum substituto para o sangue. A medicina atual ainda não tem conhecimento para tal feito. Por isso contamos com o apoio de toda a população. Todos os tipos de sangue são necessários e bem vindos para as coletas, mas o mais procurado é o O-, por ser o doador universal e ao mesmo tempo só pode receber sangues O-, ou seja, a demanda para esse sangue é bastante grande.
Milhares de campanhas são criadas pelo estado de Santa Catarina durante o ano todo, visando encontrar pessoas adeptas a aderir à causa. Uma delas será em parceria com o Colégio Educar de Biguaçu. A cidade de Biguaçu com a parceria do Colégio Educar se tornou uma das principais coletoras de sangue de santa Catarina, no último ano foi coletado mais 78 bolsas no primeiro dia e 86 no segundo dia, totalizando 164 doações. Para fazer parte da liga de heróis do Hemosc é necessário ter alguns requisitos básicos. Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias; doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal; o limite de idade para primeira doação é de 60 anos; o candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo; pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas); apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc; ter repousado bem na noite antes da doação; evitar o jejum; fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação; evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas; evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
Todos sabemos que é importante doar sangue. Mas, quando chega a nossa vez, sempre encontramos uma desculpa, como por exemplo, hoje está frio ou não estou disposto; nesses últimos dias tenho trabalhado muito e ando cansado; será que esse sangue não me vai fazer falta… e vamos adiando a doação que poderia salvar a vida de uma pessoa.
Sempre é bom repetir que o sangue doado não faz a menor falta para o doador. Consequentemente, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo. O processo é simples, rápido e seguro.
            Contamos com a ajuda de todos para continuarmos com essa campanha que espalha vida e futuro para as pessoas que necessitam. Convidamos todos os interessados que apresente os pré requisitos básicos para mais uma coleta . Durante os dias 22 e 23 junho, os alunos do 2° ano e 3° ano do ensino médio do Colégio Educar estarão atuando na coleta de sangue. A coleta acontecerá na praça central de Biguaçu durante o período da manhã e da tarde. Haverá no máximo 100 fichas disponíveis ( 50 no período da manha e 50 no período da tarde). Precisamos da sua ajuda e parceria. Venha ser um herói também!