Apesar de cedo, a movimentação nos bastidores da politica municipal começa a gerar especulações em torno de possíveis candidaturas.
Muitos querem saber quem definitivamente será o candidato que enfrentara Juliano Campos em 2016.
Para alguns considerados politico-matemáticos de plantão, o perigo para o atual prefeito pode estar ao lado.
Anderson Santos seria o único capaz de diminuir a grande diferença construída por Campos na ultima eleição na região de Ganchos.
Em tese, Santos seria, comparado ao ex prefeito Anísio Soares, um candidato novo, sem desgaste majoritário e descumprimentos políticos.
Azenir Porto também aparece na lista de especulações, principalmente pelo fato de ser esposa do ex prefeito.
Com a impossibilidade jurídica de o marido concorrer, alguns defendem a tese de que ela seria mais interessante para o PMDB municipal.
Alguns políticos municipais divergentes apresentam opiniões iguais, porem, por razões diferentes.
Alguns da base de Campos preferem enfrentar Anísio Soares, por entender as características citadas acima referentes a Anderson Santos, exatamente como opiniões de membros do próprio PMDB, que, preferem Soares novamente, porem, por entender que ele teria maior força politica.
Outros acreditam que manter a mesma candidatura novamente, seria um erro que, ocasionaria o mesmo efeito obtido em Biguaçu com Tuta, ou seja; o preferido pela base desgastado pela massa.
De fato, reuniões do PMDB começam a acontecer em bairros do município e, daqui a pouco, o principal  partido de oposição em Governador Celso Ramos terá que apresentar oficialmente uma candidatura a prefeitura municipal de Governador Celso Ramos.